A Câmara Municipal de Rialma realizou, nesta etapa de fevereiro, a 2ª e a 3ª sessões ordinárias de 2026. Além de aprovar projetos cruciais para a educação e assistência social, o Legislativo focou em cobranças fundamentais sobre a infraestrutura da cidade.

Destaques Legislativos

  • Valorização da Educação: Aprovação em segunda votação do PL nº 005/2026, que garante o reajuste aos profissionais do magistério público, adequando-os ao Piso Nacional.
  • Parcerias e Convênios: Foram autorizados repasses e termos de colaboração com a Associação ARCA, Paróquia Nossa Senhora das Graças e o IEL/GO.
  • Cultura e Gestão: Aprovação da criação do Sistema Municipal de Cultura e de medidas para o fortalecimento do Controle Interno e da Diretoria de Gestão Municipal.

Indicações e Requerimentos dos Vereadores

Os parlamentares apresentaram demandas urgentes para a melhoria da qualidade de vida e segurança:

  • Infraestrutura e Saneamento: O vereador Carlos Antônio apresentou requerimento solicitando que o Executivo realize um levantamento detalhado sobre a obra da rede de esgoto. O objetivo é dar transparência à população sobre o que já foi executado, o que resta concluir e qual o cronograma de finalização.
  • Segurança Viária: Também de autoria do vereador Carlos Antônio, foi solicitada a melhoria da sinalização e o estudo para a adequação da altura dos quebra-molas na GO-480, visando facilitar o tráfego e evitar danos aos veículos.
  • Drenagem e Zona Rural: O vereador Dorvane de Bastos indicou a necessidade de escoamento de água pluvial na Rua Unidade Cristã e a construção de mata-burros no Distrito do Córrego do Café.
  • Defesa da Mulher: A vereadora Elaine Gregório solicitou campanhas para divulgar os canais de denúncia (Patrulha Maria da Penha) e prestou homenagem a atletas locais com moção de congratulação.